Buscar
  • Instituto Proctogastro

O que causa o Enjoo?

O enjoo ou a náusea é, basicamente, aquela vontade instantânea de vomitar. A náusea pode ou não acarretar em vômito, entretanto, ela está quase sempre acompanhada de outros sinais como a sensação de desmaio e o suor frio, por exemplo.


Boa parte das pessoas se sente enjoada quando está lendo dentro de um veículo em movimento, passeando de carro ou em viagens de avião, ônibus ou navio. Isto ocorre porque o cérebro diferencia a estagnação e a movimentação por meio do ouvido interno, da propriocepção e visão.

Dentro do ouvido interno está localizado o labirinto que ajuda no equilíbrio. Já a propriocepção é a capacidade de identificar a posição em que o corpo está no espaço. Ainda que esteja de olhos fechados é perceber se também está de braços cruzados, deitado, sentado, entre outros.


Quando você lê no transporte em deslocamento, o seu cérebro é informado pela propriocepção e visão que você está parado porque está sentado. Por sua vez, o labirinto comunica à massa cinzenta que, na verdade, você está se movimentando, pois dentro dele há um líquido que se mexe de acordo com as movimentações do carro tais como acelerar, frear, subir, descer ou ziguezaguear.


É, justamente, essa imprecisão do cérebro cheio de mensagens opostas que provoca o enjoo. Já o mal-estar sentido durante a permanência em um veículo circulando é classificado de cinetose, o enjoo de movimento.


Atenção


Em casos de enjoos frequentes é necessário consultar um médico o quanto antes, uma vez que eles podem apontar um quadro de alterações neurológicas graves. Além disso, vômitos excessivos causam desidratação.


Os medicamentos antieméticos e antivertiginosos são recomendados para a prevenção e interrupção da cinetose ou dos enjoos, mas para utilizá-los é necessário uma prescrição médica.


Por fim, em viagens longas, evite o consumo de grandes quantidades de alimento, beba bastante água e prefira refeições mais leves. Quer saber mais sobre o assunto? Agende uma consulta e tire suas dúvidas!


#institutoproctogastro#drrodrigobruno#coloproctologista#cirurgiaogeral#dii#doençasinflamatoriasintestinais#saudeintestinal

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo