Buscar
  • Instituto Proctogastro

Perguntas Frequentes Sobre Câncer Colorretal

Atualizado: 1 de dez. de 2020


O que é câncer colorretal?


O câncer colorretal é o câncer do cólon e reto que começa com o desenvolvimento de pólipos pré-cancerosos do revestimento do cólon e reto.

O que é um pólipo?


Os pólipos são tumores semelhantes a cogumelos que se formam quando as células que revestem o cólon crescem, se dividem e se reproduzem de maneira desordenada e doentia. Os pólipos podem se tornar cancerígenos com o tempo, invadindo a parede do cólon e os vasos sanguíneos circundantes e se espalhando para outras partes do corpo.


O que causa o câncer colorretal?


As causas exatas do câncer colorretal são desconhecidas, mas a doença parece ser causada por fatores hereditários e de estilo de vida. Fatores de estilo de vida - como tabagismo, falta de exercícios físicos e obesidade - podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Fatores genéticos podem determinar a suscetibilidade de uma pessoa à doença, enquanto fatores dietéticos e outros fatores de estilo de vida podem determinar quais indivíduos em risco realmente desenvolverão a doença. Na maioria das vezes, nenhuma causa identificável é encontrada para o desenvolvimento de câncer colorretal em qualquer indivíduo, e é simplesmente devido a mudanças genéticas aleatórias que ocorreram nas células que revestem o cólon ou reto.


Quão comum é o câncer colorretal?


O câncer colorretal é a segunda principal causa de morte por câncer nos Estados Unidos e o terceiro câncer mais comum em geral. Este ano, mais de 56.000 americanos morrerão de câncer colorretal e mais de 140.000 novos casos serão diagnosticados. Na verdade, mais mulheres com mais de 75 anos morrem de câncer colorretal do que de mama. Oitenta a 90 milhões de americanos (aproximadamente 25% da população dos Estados Unidos) são considerados em risco devido à idade ou outros fatores. (Site da American Cancer Society).


Quem está em risco de câncer colorretal?


Homens e mulheres com 50 anos ou mais correm risco quase igual de desenvolver câncer colorretal. Aqueles que têm histórico pessoal ou familiar de câncer colorretal ou pólipos têm maior risco de desenvolver a doença. Qualquer pessoa que tenha um histórico pessoal de doença inflamatória intestinal (colite ulcerativa ou doença de Crohn) também está em maior risco.


Como você pode prevenir o câncer colorretal?


Consulte o seu médico para exames anuais se você tiver 45 anos * ou mais. Certifique-se de manter uma dieta pobre em gordura animal e rica em frutas, vegetais e fibras. Pratique exercícios regularmente e evite fumar. Mantenha o consumo de álcool com moderação. Os testes de rastreamento do câncer de cólon podem identificar e permitir a remoção de pólipos pré-cancerosos e prevenir o desenvolvimento do câncer.


*Em 2018, devido a novos dados sobre o aumento do risco de câncer de cólon em pessoas com menos de 50 anos, a Sociedade Americana de Cirurgia do Cólon e Retal mudou as recomendações para considerar o início do rastreamento aos 45 anos.


Quais são as opções de rastreamento para detectar câncer colorretal?


Os exames de rastreamento são a melhor maneira de localizar e remover pólipos antes que se tornem cancerosos, ou de encontrar um câncer precoce, quando o tratamento pode ser mais eficaz.


Existem várias opções de triagem. Isso inclui o teste de sangue oculto nas fezes (FOBT), sigmoidoscopia flexível, enema de bário com duplo contraste e colonoscopia. Os pacientes devem conversar com seu cirurgião colorretal ou outro profissional de saúde para descobrir qual método de triagem é adequado para eles.


FONTE: www.ascrs.org


#institutoproctogastro#drrodrigobruno#coloproctologista#cirurgiaogeral#dii#doençasinflamatoriasintestinais#saudeintestinal

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo